(Prefácio, Introdução, Capítulos 1 e 2)
Prefácio
Honrado com a leitura dos autógrafos e o convite para prefaciar um conteúdo literário de imensurável alcance espiritual, com a participação de eminentes e vitoriosos anunciadores das verdades bíblicas, restar-me-ia, após ter me dessedentado em tão profundas e cristalinas fontes, não ousar nenhuma palavra a mais, nenhuma observação ou comentário, já que isso não passaria de dispensáveis redundâncias.
Sobre a obra, resta ao prefaciante plagiar o velho Simeão (Lucas 2:28-32), ao tomar Jesus nos braços e, dando-se por satisfeito, bradar: “NUNC DIMITTIS SERVUM TUUM” - Despede agora o teu servo Senhor.
Sobre o Autor, o Pastor Ernane Silva, devo testemunhar de nossa longa amizade, mais que isso, nossa comunhão fraternal e sempre atuante nas lides do Mestre. Desde a sua conversão em Abril de 1969, ainda bem jovem, já se revelava um apaixonado evangelista, um ganhador de almas para Cristo.
Sua disposição e criatividade levaram-no a ser conhecido em toda a cidade de Governador Valadares-MG, como um Líder Cristão, de indiscutível influência positiva, principalmente no meio da juventude.
Possuidor de uma habilidade cativante para se relacionar com as pessoas, chegou a reger a banda Marcial do respeitado Colégio Ibituruna, Educandário dirigido por Padres que, mesmo sabendo-o evangélico lhe devotavam alta estima, reconhecendo-o como “persona grata”, no meio estudantil. O mesmo se notava de sua presença no Colégio Presbiteriano, onde desenvolveu programações de cunho social, esportivo, artístico e principalmente espiritual.
Nessa fase do jovem Ernane, eu que já somava muitos janeiros à sua frente, me limitava, assim como outros amigos a um apoio logístico para suas grandes promoções na cidade. Basta dizer que lotava ginásios esportivos para campanhas evangelísticas, onde pontuavam Cantores, Esportistas, Atores e Atrizes famosos em todo o país.
E não posso deixar de dizer que o jovem Ernane, num pátio promíscuo da Delegacia de Polícia, onde tinha permissão de entrar sempre que quisesse, certa vez evangelizou um jovem ali reconhecido por envolvimento com o tráfico de drogas e outros delitos. Aquele rapaz veio a ser um Pastor e Presidente da Juventude Wesleyana, destacando-se em todo o país.
Vida que segue ... o jovem Ernane sente o chamado de Deus para o Ministério. Cursa o Bacharelado em Teologia, no Seminário Presbiteriano de Campinas (Turma Haroldo Cook – 1978), e pouco depois é ordenado Pastor.
Dessa nova fase, eu não sou apenas seu companheiro nas lutas e vitórias de um ministério abençoador, voltado de corpo e alma para os escravizados e mutilados pelo pecado.
No âmbito internacional de sua passagem por pastorear em Miami, nasceu um precioso Livro “NASCIDA DE NOVO”, com mais de 100 mil cópias, que culminou em um Filme de destaque com o mesmo nome.
Em Juiz de Fora, nos últimos 18 anos, organizou a APAR – As. Projeto Amor e Restauração, de ação filantrópica, dedicada à Recuperação de Mulheres, todas eram recebidas com a dignidade de membros de uma família e muitas delas dali saíram libertas da prostituição, do alcoolismo, das drogas e, o melhor de tudo, saíram com Jesus Cristo no coração.
Hoje este trabalho sócio-espiritual, se voltou especialmente para crianças e adolescentes abandonados pela família.
Deve-se destacar nesse ministério de raro altruísmo, o papel de sua Esposa Marilu Fraga Silva, psicóloga que tem sido a grande parceira do Pastor Ernane nessa jornada de Amor Incondicional ao próximo.
E o Bom Pastor acrescentou ricas bênçãos ao casal através dos filhos Rodrigo e Lucianne, o que me induz a ultimar esse momento com a lembrança do Salmo 128, que honra o servo fiel, a começar em sua própria casa.
Que o Pastor dos Pastores no ilumine ao trilharmos as veredas de tão bela comparação bíblico-evangelística.
Dr. Enéas Cabral de Figueiredo (In Memorian 15/04/1938 - 19/06/2019)